terça-feira, 10 de junho de 2008

Lee Siegel Diz que a Web é um Reduto para Idiotas

Em uma entrevista cedida à Época, o crítico e ensaísta nova-iorquino, Lee Siegel, fala duramente da internet, principalmente dos blogs. Chamam os blogueiros de idiotas e narcisistas. Condena o anonimato e diz que o papel do Google é comprar a alma das pessoas para depois vendê-la.

Em parte eu hei de concordar com o entrevistado. Acredito que, como tudo na vida, a internet tem seus pontos positivos e negativos. Por exemplo, quando ele fala a respeito dos jovens que estão trocando os livros pela internet, criando-se assim uma “falsa” cultura; O aumento, considerável, do isolamento, da não necessidade de um relacionamento mais olho no olho. Quando ele também diz que a internet perdeu o seu sentido libertário e transformou-se numa anarquia, onde quem manda é quem fala mais alto... Berra!

Discordo quando Siegel refere-se de forma tão tachativa que “nós”, inclusive ele, somos narcisistas e idiotas. Percebo que há um certo ressentimento da parte dele nesta questão. O Crítico assinava um blog na New Republic e sofreu alguns ataques pelo o que escrevia. Foi chamado até de pedófilo, por pessoas que usavam pseudônimo. Por esse motivo, penso, que ficou algo mal resolvido entre ele e o trauma obtido. Mas nada que um bom psicólogo não resolva (rs).

0 comentários: