segunda-feira, 26 de maio de 2008

Única moeda na América do SUL

Tive a oportunidade de ler uma matéria no G1 onde nosso presidente fala sobre a sua vontade de criar uma única moeda e banco central para os países da América do Sul. O comentário me espanta.

O presidente nunca teve sua popularidade tão alta desde que assumiu a presidência; e uma das causas disso é a recuperação econômica do País nos últimos anos. Inflação e juros contidos, dívida externa totalmente paga (fato até então nunca ocorrido na história desse país, como dira Lula), aumento do salário mínimo e poder de compra da população, entre outros fatores que apontam uma recuperação do Brasil no cenário econômico pós governo FHC.

Diante à tantos fatores positivos, eu me pergunto, será que vale a pena se igualar a países em crise, com moedas fracas e economias instáveis, arriscando assim o momento de crescimento e otimismo do nosso país? Será que os benefícios seriam mais notáveis do que as prováveis perdas? Uma questão que deixo para análise mais profunda dos caros leitores e especialistas da área econômica.

Graças ao bom Deus que esse sonho do nosso Presidente ainda precisa de muitas etapas para ser realizado. Até lá, já teremos uma idéia mais concreta e coerente das consequências que tal plano possa acarretar.

1 comentários:

Alex Cavalcante disse...

Olha, eu estou longe, mas muito longe mesmo de ser um especialista na área econômica; porém acho esse "sonho" do nosso excelentíssimo presidente UTÓPICO. Acho que ele deveria se preocupar com sonhos que correspondem mais as necessidades(reais e atuais)da população. Pode até ser que isso seja possível de acontecer num futuro longínquo, onde nenhum de nós estaremos mais aqui pra ver, isso é certo.